Radio Calema
InicioAngolaRegiõesQuatro localidades podem estar livres do analfabetismo ainda este ano

Quatro localidades podem estar livres do analfabetismo ainda este ano

As regedorias do Luele (Dala) Txitende e Txineje (Muconda) e o estabelecimento prisional do Luzia (Saurimo) podem estar livre do analfabetismo ainda este ano, informou segunda-feira o coordenador do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar nesta região, Júlio Muazaza.

Em declarações à Angop, por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização,informou que desde 2017, as comunas do Cucumbi (Cacolo), Cazaje, Luma Cassai, Cassai Sul (Muconda), Mona quimbundo, Sombo e alguns bairros da cidade de Saurimo, nomeadamente Manauto, Txicumina, Camitundo e Mono Waha, foram consideradas livres do analfabetismo.

Acrescentou que nos últimos dez anos, foram alfabetizados na província da Lunda Sul,um total de 35 mil cidadãos e, destes, 28 mil 533 são mulheres.

Actualmente, prosseguiu, 12 mil e 375 cidadãos frequentam as aulas de alfabetização, dos quais sete mil são mulheres, assegurados por 387 alfabetizadores nos quatro municípios que compõem a província.

Júlio Muazaza fez saber que o programa debate-se, desde 2014, com a falta de material didáctico, assegurando que o gabinete provincial da Educação está a trabalhar junto do governo local, no sentido de resolver a questão.

Acrescentou que desde 2014 os alfabetizadores não recebem subsídio (10 mil kwanzas) o que tem contribuído significativamente para a desistência de alguns e enfraquecimento da actividade. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.