Radio Calema
InicioMundoÁfricaEtiópia e Eritreia abrem fronteira após duas décadas

Etiópia e Eritreia abrem fronteira após duas décadas

A Etiópia e a Eritreia abriram nesta terça-feira oficialmente as suas fronteiras pela primeira vez em quase duas décadas, coincidindo com a celebração do Ano Novo etíope, anunciou hoje o ministro eritreu da Informação, Yemane Meskel.

“O presidente (eritreu) Isaias Afwerki e o primeiro-ministro (etíope) Abiy Ahmed inauguraram oficialmente o ponto fronteiriço Debay Sima-Bure entre os dois países para a conexão de transporte rodoviário”, anunciou Meskel na sua conta oficial do Twitter.

Abiy e o seu vice-primeiro-ministro, Demeke Mekonnen, viajaram esta manhã a Bure, no extremo nordeste da Etiópia limítrofe com a Eritreia, para se reunir com Afwerki numa celebração histórica, com soldados de ambas nações, lembrando juntos o início do ano.

A celebração do Ano Novo etíope, também observada entre os cristãos ortodoxos de Eritreia que mantêm o mesmo calendário, marca a normalização completa das relações bilaterais.

A Etiópia usa o seu próprio calendário, similar ao calendário copta, segundo o qual hoje é o último dia do 13° mês do ano 2010, dando início às 6H00 locais ao ano 2011.

A Eritreia ficou independente da Etiópia em 1993, mas as disputas fronteiriças levaram os dois países a uma guerra entre 1998 e 2000 que deixou dezenas de milhares de mortos em ambas as partes.

As relações melhoraram nos últimos meses após a chegada ao poder do jovem e reformista primeiro-ministro etíope, de 42 anos, em Abril deste ano.

No começo de Junho, ambos líderes assinaram um acordo de paz que colocava fim ao longo “estado de guerra”, visitaram os respectivos países e restabeleceram as suas respectivas embaixadas em Asmara e Addis Abeba.

O pacto também deu como frutos o restabelecimento das conexões telefónicas, a reabertura de linhas aéreas directas e uma maior cooperação económica e comercial, permitindo que navios etíopes façam o uso da saída ao mar da Eritreia. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.