Radio Calema
InicioMundoÁfricaPresidente zimbabweano nomeia novo governo integrado por 20 membros

Presidente zimbabweano nomeia novo governo integrado por 20 membros

O presidente zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, nomeou sexta-feira, em Harare, um novo Executivo composto por 20 membros, noticiou à Xinhua.

Mnangagwa manteve alguns ministros do governo anterior, nomeadamente o ex-ministro dos Assuntos Interiores, Obert Mpofu, ex-ministro das Finanças, Patrick Chinamasa, ex-ministro da Saúde, David Parirenyatwa e o ex-ministro da Energia, Simon Khaya Moyo.

A ex-ministra do Ambiente, da Água e do Clima, Oppah Muchinguri-Kashiri, torna-se da primeira mulher a dirigir o ministério da Defesa, tendo como vice-ministro o veterano militar, Victor Matemadanda.

O universitário e empreendedor, Mthuli Ncube, foi nomeado ministro das Finanças e deverá mudar o desafio do ambiente económico difícil marcado pelas penúrias severas de liquidez e de divisas.

Kirsty Coventry, atleta olímpico mais renomado no país, faz parte das surpresas desse governo, pois foi nomeado para a pasta da Juventude, dos Desportos, das Artes e dos Tempos Livres.

Mnangagwa disse ter discutido a composição desse executivo com os seus dois vice-presidentes, Constantino Chiwenga e Kembo Mohadi, e ter chegado ao consenso em relação ao número de ministros.

“Discuti com os meus dois vice-presidentes e concordamos em reduzir o número (dos ministros) para 20. O gover no anterior tinha 33. Concordamos dirigir um gabinete de 20 membros e pensamos que seja o ideal para fazer face aos desafios actuais”, declarou o chefe de Estado. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.