Radio Calema
InicioDestaquesSabe quando vai ‘esgotar’ o petróleo no mundo? E a água?

Sabe quando vai ‘esgotar’ o petróleo no mundo? E a água?

A procura desmensurada por recursos naturais como o carvão, o petróleo ou o gás tem feito com que estejamos a esgotar fontes de energia. Mas não são apenas os recursos fósseis que têm um fim à vista.

O cenário dos recursos hídricos também não é animador. Todos sabemos que estes recursos um dia vão acabar por esgotar, no entanto, podemos usar alternativas de modo adiar ao máximo esse momento. Dizemos-lhe quantos anos restam até estes recursos naturais ‘desaparecerem’ e também quais são as alternativas, de acordo o site LoveMoney.

Carvão – 150 anos O carvão é um dos recursos naturais com a maior reserva do mundo. Restam ainda 1,1 ‘trilião’ de toneladas. De acordo com a Associação Mundial de Carvão, restam cerca de 150 anos até que o carvão se esgote em todo o mundo.

Alternativa: Energia geotérmica Uma boa alternativa ao carvão é a energia geotérmica, que cria o mesmo efeito sem esgotar os recursos da Terra. A energia geotérmica envolve a extração do calor do núcleo da Terra para transformar a água em vapor.

Petróleo – 50,2 anos As estatísticas britânicas dão conta de que em 2017 as reservas de petróleo consistiam em cerca de 1697 ‘biliões’ de barris. Se a utilização global se mantiver como está, este recurso vai esgotar em pouco mais de 50 anos.

Alternativa: Eletricidade A eletricidade está a tornar-se no combustível alternativo mais popular para ‘abastecer’ veículos.

Água doce – 12 anos A água doce representa apenas 2,5% de todo o mundo. Pior: 70% desta água está na forma de gelo e neve. Estima-se que em 2030, metade da população não tenha água potável por perto.

Alternativa: Dessalinizar a água salgada Estações de dessalinização podem ser a resposta. Processos como a osmose reversa, que filtra o sal, ferve a água e recolhe o vapor, estão a ser usados no Médio Oriente e em Israel. A única desvantagem é que os processos são muito caros e consomem muita energia. (Dinheiro Vivo)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.