Radio Calema
InicioMundoEuropaMigrações: Macron e Merkel colocam tema no centro do debate europeu

Migrações: Macron e Merkel colocam tema no centro do debate europeu

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram hoje em colocar o tema das migrações no centro do debate europeu para os próximos seis meses.

Os dois líderes reuniram-se hoje em Marselha, no sul de França, para preparar a agenda europeia comum para os próximos meses.

“Marselha é o local para falar sobre este tema”, afirmou Merkel, numa referência aos assuntos migratórios, à chegada ao Palácio de Pharo, localizado naquela cidade com costa mediterrânea que França apresenta regularmente como um símbolo da integração dos povos.

A chefe do Governo alemão acrescentou que “França e Alemanha têm uma visão comum” sobre a questão migratória, defendendo que a Europa deve assumir um papel neste dossiê, nomeadamente para fazer frente às crises recorrentes.

O tom do discurso de Emmanuel Macron também seguiu a mesma lógica, com o chefe de Estado francês a afirmar estar convencido que a imigração “é o grande assunto” dos próximos meses e que a Europa deve encarar tal temática “como uma oportunidade e não como um obstáculo”.

Marselha é a cidade-base do navio humanitário Aquarius, operado pelas organizações não-governamentais SOS Mediterranée e Médicos Sem Fronteiras, o mesmo que não obteve autorização, em meados de Junho, para desembarcar centenas de migrantes nos portos de Itália e Malta.

Apesar de enfrentarem o desafio das migrações com diferentes perspectivas, os dois líderes políticos temem que um agravamento da crise migratória possa alimentar ainda mais uma ascensão da extrema-direita na Europa.

Nesse sentido, Paris quer atrair Angela Merkel para o grupo de líderes europeus que estão comprometidos com uma solução global, contrariando os governos nacionalistas, que têm adoptado uma linha dura em matérias relacionadas com as migrações.

Neste último grupo estão os executivos da Hungria e da Itália, cujos líderes apontaram Macron como um adversário político.

As migrações não serão o único item da agenda deste novo encontro bilateral entre Merkel e Macron.

O ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia), a união monetária e bancária, a defesa na Europa e a política externa normalmente também constam do programa destes encontros.

“Nos próximos meses, Alemanha e França vão continuar a trabalhar juntas para preparar o futuro”, disse o Presidente francês, enquanto a chanceler alemã se manifestou convencida que serão atingidos os progressos necessários para fortalecer “uma Europa independente que consegue resolver os problemas”. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.