Radio Calema
InicioMaisEventosReforçado Programa de vacinação de rotina

Reforçado Programa de vacinação de rotina

Na segunda-feira, dia 10, arranca em todo o país a campanha de vacinação de rotina, através do reforço de equipas avançadas e instalações móveis, com com vista a garantir uma cobertura universal de serviços para prevenir doenças e mortes de crianças.

As crianças até cinco anos de idade vão ser vacinadas, contra o sarampo, tétano neonatal, hepatite B, difteria, tosse convulsa e meningite, disse ontem, em Luanda, o secretário de Estado para Saúde Pública, José da Cunha, durante o Encontro Nacional de Avaliação do Programa Alargado de Vacinação.

O secretário de Estado lembrou que há sete anos não se registam casos de poliomielite, graças ao engajamento do Executivo e à participação plena da população, com apoios da Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF e de outras organizações”, disse.

O secretário de Estado referiu que, pelo facto do vírus continuar em circulação no Afeganistão, Paquistão e possivelmente na Nigéria, Angola não está livre de uma possível reintrodução da poliomielite.O dirigente garantiu que os fundos para sustentabilidade do programa já estão disponíveis e vão ser distribuídos em todos os municípios.

A primeira fase nacional de intensificação será garantida por equipas avançadas e móveis, que vão trabalhar até ao próximo dia 16 deste mês. O programa vai ser monitorado, através de uma plataforma criada recentemente, denominada DHIS2, que permite ver em tempo real o andamento do projecto.

A segunda fase do programa terá lugar de 8 a 14 de Outubro, a terceira e última fase decorre de 12 a 18 de Novembro próximo.

Ainda para este ano, o Executivo pretende actualizar o plano de respostas ao surto da pólio, com o aumento de conhecimentos dos técnicos sobre a gestão, investigação, avaliação de risco e metodologia de respostas a um eventual surto da doença. (Jornal de Angola)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.