Radio Calema
InicioGovernos ProvinciaisGoverno Provincial do CuneneVice-Governadora do Cunene destaca papel de "Neto" na conquista da Independência

Vice-Governadora do Cunene destaca papel de “Neto” na conquista da Independência

A vice-governadora do Cunene para o sector Político, Social e Económico, Albertina Teresa José, destacou segunda-feira, em Ondjiva, o papel desempenhado pelo primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, na conquista da Independência Nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

A responsável, que falava no acto de abertura das jornadas do Herói Nacional, a comemora-se a 17 de Setembro, reconheceu o sacrifício consentido pelo fundador da Nação nos anos de vida dedicada a luta de libertação do país.

Lembrou que Agostinho Neto resistiu a todas essas adversidades até alcançar o seu principal objectivo, a libertação completa de Angola, a 11 de Novembro de 1975, feito que só viria a acontecer graças a uma generalizada luta armada contra o então regime português, na qual muitos angolanos perderam a vida.

Albertina José disse igualmente que o legado de António Agostinho Neto ultrapassou fronteiras, daí que foi considerado “ como um político perspicaz, de personalidade de contagiante humanismo, cuja voz não era apenas ouvida mas respeitada internacionalmente”.

Sublinhou também que para as jornadas estão mobilizados todos os sectores públicos e privados da província, com vista a enaltecer a figura histórica da vida de Agostinho Neto como fundador da nação.

Sob o lema ”Com Libertação e Desenvolvimento, Enaltecemos a figura de Neto”, a jornada comemorativa na província do Cunene contempla várias actividades entre inaugurações de infra-estruturas sociais, colóquios, palestras, visitas e outras de carácter cultural e desportivo. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.