Radio Calema
InicioVidaSaúdeHospital de Ondjiva sem consultas de mamografia e biópsia

Hospital de Ondjiva sem consultas de mamografia e biópsia

O Hospital Geral de Ondjiva na província do Cunene não realiza consultas de mamografia e biópsia para diagnóstico do cancro da mama, por falta de especialista em Oncologia disse hoje, quarta-feira, em Ondjiva, o director da Saúde na região, Mendes Esteves.

Ao falar à Angop sobre a prevenção do cancro da mama, o responsável sublinhou que esforços estão a ser envidados para realização de diagnósticos médicos sobre a doença e na ausência de um especialista, as mulheres em idade adulta são aconselhadas e orientadas como realizar o auto exame da mama.

Essa orientação é dada por meio de palestras e encontros promovidos pelo Departamento da Saúde Pública, as comunidades locais, onde é passada a informação no sentido de as mulheres em idade adulta, logo pela as manhãs, apalpar as mamas, para uma possível identificação da existência de um nódulo no seio que pode desenvolver-se para o cancro da mama, disse.

Mendes Esteves disse que este ano, no Hospital Geral de Ondjiva detectaram quatro casos suspeitos de cancro da mama, que foram encaminhados para Luanda e na vizinha República da Namíbia para o devido diagnóstico médico.

As consultas de mamografia e biópsia são métodos médicos para diagnósticos do cancro da mama. Cancro da mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.

Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.