Radio Calema
InicioAngolaRegiõesAnalfabetismo está a ser erradicado nas unidades da região militar centro

Analfabetismo está a ser erradicado nas unidades da região militar centro

O chefe do departamento de educação, ensino, ciência e tecnologia na província do Huambo, Leandro Ngonga Mário Lopes, admitiu, terça-feira, na comuna da Chipipa, que o analfabetismo está a ser erradicado, com sucesso, nas unidades da região militar centro.

Discursando na unidade da escola de condução auto e blindado das Forças Armadas Angolanas, na abertura da jornada comemorativa ao 8 de Setembro, dia internacional do analfabetismo, reconheceu o empenho do comando da região militar centro, que envolve as províncias do Huambo, Benguela, Bié e Cuanza Sul, ao afirmar que a erradicação do analfabetismo no seio dos militares facilita a inserção destes nas tarefas socialmente úteis.

Apontou, como exemplo, o facto de 20 militares da escola de condução auto e blindado terem concluído, recentemente, programas de alfabetização, a exemplo do que ocorre em outras unidades da região militar centro.

Leandro Lopes recordou que o governo angolano, desde os primórdios da independência, tem assumido o combate do analfabetismo como acção prioritária, tendo em conta as elevadas taxas de analfabetismo literal e funcional herdadas da política educativa colonial.

Na província do Huambo, segundo ele, foram inscritos este ano, na primeira fase, ­­­­­­35.411 alfabetizandos, dos quais 24.105 mulheres, sendo que 30.626 tiveram bom aproveitamento, cifra que corresponde a 80 por cento.

Disse, ainda, que na segunda fase, já em curso, estão inscritos 16.760 alfabetizandos, sendo que quase 14 mil são mulheres, dando a conhecer que, no âmbito do programa da aceleração escolar, foram capacitados 392 professores que estão a implementar os módulos 1, 2 e 3 em escolas do ensino primário regular e adultos, onde foram inscritos 4.853 alunos do módulo 2, 8.294 alunos do módulo 3 e 266 alunos da fase de experimentação do I ciclo do ensino secundário de adultos. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.