Radio Calema
InicioAngolaPolíticaUNITA é neste momento o Partido mais estável de Angola, diz Raúl...

UNITA é neste momento o Partido mais estável de Angola, diz Raúl Danda

A posição é do Vice-presidente da UNITA, Raúl Manuel Danda que foi o convidado ao espaço: “A Hora das Perguntas”, de Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018, na Rádio Despertar, em que falou também do desempenho do Grupo Parlamentar do seu Partido, entre outras questões relevantes da vida actual do país.

“Eu acho que o Partido respira e transpira saúde suficiente. Nós, hoje, somos se formos a olhar para o mosaico político do País, podemos dizer, sem medo de errar que somos o Partido mais estável que o País tem hoje. Não estou a querer dizer que no Partido não haja quem pensa de uma forma ou de outra, de outra porque senão não seria organização nenhuma. Mas, em termos de estabilidade nós temos hoje o Partido mais estável da República de Angola”, defendeu Raúl Danda.

O Segundo responsável da maior força política na oposição fez saber que o seu Grupo Parlamentar tem estado a bater-se extremamente bem dentro e fora do parlamento, mas lamentou a postura dos Deputados do Partido no Poder, o MPLA, que segundo aclarou, têm feito do Parlamento uma extensão de Partidos.

“Eu estou convicto de que o Grupo Parlamentar da UNITA tem estado a bater-se extremamente bem. Portanto, nós quando estamos no Parlamento e quando estamos fora do Parlamento, mostramos de facto que somos um grupo que sabe o que vai fazer e sabe como vai fazer as coisas. É verdade que, enquanto nós tivermos um Parlamento, que se comporta como uma extensão de partidos políticos, e isso, mais no caso, devo dizê-lo, do Partido maioritário, é um bocadinho Complicado”, avançou o político.

Segundo Raúl Danda, “o Grupo Parlamentar da UNITA tem estado a participar, a ter um desempeno muito bom, de tal maneira que, nós apresentamos projectos de Lei, que infelizmente, depois parte são chumbados pelos outros; apresentamos propostas de Comissões Parlamentares de Inquérito para podermos saber das coisas; devo, até só para dar um exemplo que, o Grupo Parlamentar da UNITA tinha proposto um debate, teria proposto uma CPI sobre à dívida pública, mas isso não foi aceite, para alguns meses depois, vir se dizer que afinal de contas havia dívidas fictícias que até agora ninguém sabe quantificar”.

Questionado se alguma coisa mudou em consequência das últimas eleições, em Angola, o Vice-presidente da UNITA respondeu.

“Mudou o Presidente. Portanto, primeiro era José Eduardo dos Santos, agora é João Lourenço. Se me perguntar em termos daquilo que é o andamento do país, devo dizer com toda franqueza que eu não vejo, sustentou o Vice-presidente da UNITA.

“Nós tivemos um Presidente que na pré-campanha eleitoral foi fazendo promessas eleitorais, falava de transparência, mas a sua campanha eleitoral foi mancha com corrupção eleitoral nos termos daquilo que está na lei eleitoral sobre as eleições gerais. Está lá bem claro, porque o então Ministro da Defesa, João Lourenço que era Candidato do MPLA, andava pelo país utilizando recursos do país, para comprar motorizadas, autocarros, e estas outras coisas para ir oferecendo, ele como candidato não tinha dinheiro para oferecer estas coisas, eram recursos do país”, apontou.

Relativamente ao combate à corrupção e a comunicação social, Raúl Danda disse que o país país continua sem mostrar capacidade para combater a corrupção, sem mostrar capacidade para poder lutar para que haja de facto uma transparência.

Quanto a abertura da comunicação social, o segundo responsável da UNITA disse que, “Há alguma abertura na comunicação social pública, más nós precisamos de ir para frente. Eu gostaria de ver uma comunicação pública em que haja toda a liberdade. Porque, ainda continuamos a ver priorizações. Nós ainda continuamos a olhar, por exemplo, para um painel, onde um é do MPLA, outro representa o executivo como se fossem coisas diferentes, e o outro é alguém ligado também ao MPLA, e depois tem um indivíduo ligado a UNITA ou a CASA-CE para dizer que tem um painel. É verdade. Depois fica sempre aquela coisa de dois, três, quatro, cinco contra um”. (Portal UNITA)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.