Radio Calema
InicioAngolaSociedadeMED implanta salas de aula do I ciclo para adultos no país

MED implanta salas de aula do I ciclo para adultos no país

O Ministério da Educação (MED), através da Direcção Nacional da Educação de Adultos, vai implantar nas 18 províncias do país, a partir de 2019, salas de aulas específicas para o I ciclo do ensino secundário para adultos.

A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, pelo director nacional da Educação de Adultos, Evaristo Pedro, a propósito da Semana Internacional da Alfabetização e Ensino de Adultos, que começou no dia 1 deste mês e termina a 8 do corrente.

Disse que a instituição está a trabalhar para cada município do país ter, pelo menos, uma sala de aula do I ciclo do ensino secundário para adultos, que corresponde a 6ª, 7ª e 8ª classe do sistema geral.

Essa medida, ressaltou, visa dar oportunidade aos alfabetizandos de prosseguirem os seus estudos.

Fazendo menção a um estudo, o director disse que os alunos que param de estudar durante dois anos após serem alfabetizados, regridem em termos de leitura e escrita, por isso é necessário continuarem com a formação académica.

Fez saber que, ainda este ano poderá começar um ciclo de formação de formadores, que será extensivo para todo o país.

Lembrou que esse projecto está já em fase experimental nas províncias do Huambo, Malanje e Luanda, onde funcionam cerca de 45 turmas.

Esse modelo de ensino, precisou, será executado de forma acelerada, num período de dois anos, ao invés dos três anos conforme é feito no sistema geral.

O responsável salientou que o ensino de adultos está a viver momentos importantes de aprimoramento das suas práticas e políticas, para melhor atender os desafios actuais do país.

Recordou que a Lei de Base do Sistema de Ensino prevê que o Estado garanta ou crie condições para que todos angolanos possam no mínimo concluir a nona classe.

“O grande desafio da Direcção Nacional da Educação de Adultos, além do combate ao analfabetismo, é criar condições técnicas, humanas e materiais para implementar o ensino secundário de adultos em todo país”, frisou.

Para a semana do Dia Internacional da Alfabetização, que assinala-se a 8 de Setembro, a Unesco tem como lema “A alfabetização e o desenvolvimento de habilidades”.

O 8 de Setembro foi instituído como o Dia Internacional da Alfabetização durante a 14ª sessão da Conferência Geral da Unesco, que aconteceu a 26 de Outubro de 1966. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.