Radio Calema
InicioCulturaLiteraturaCasa Museu Óscar Ribas cria oficina para obras

Casa Museu Óscar Ribas cria oficina para obras

A directora da Casa Museu Óscar Ribas, Maria Fernando de Almeida, anunciou, sexta-feira, em Luanda, a criação de uma oficina permanente para a produção de diversas obras artísticas inspiradas nos trabalhos de investigação de Óscar Ribas.

Trata-se de um atelier de artes onde vão ser produzidas peças de teatro, músicas, coreografias, banda desenhada, entre outras expressões artísticas, cuja história baseia-se nos contos do etnólogo.

A directora anunciou o projecto no decorrer da abertura da exposição de artes plásticas “Óscar Ribas, Objectos, Rituais e Tradições”, patente na Casa Museu, por ocasião do aniversário do seu patrono, que, em vida, completaria 109 anos de idade a 17 de Agosto.

Maria Fernando de Almeida disse que o espaço vai funcionar como um estúdio para adaptação dos trabalhos de investigação e livros de Óscar Ribas, para serem divulgados, depois, num espaço amplo para um vasto auditório. De acordo com directora, a intenção é divulgar ao máximo todo o trabalho desenvolvido por aquele que em vida foi um dos maiores investigadores e escritores nacionais, por formas a conferir maior dignidade à sua obra e figura.

A directora não avançou uma data para início dos trabalhos, dando a conhecer que o projecto será conta com apoio de instituições parceiras, públicas e privadas.

Lamentou a existência de dificuldades para a montagem da exposição por considerar irrisório o valor que recebe do Orçamento Geral do Estado para gerir o espaço e ao mesmo tempo criar iniciativas.

A mostra está patente até ao dia 17 e o acto de inauguração contou com a presença do embaixador de Israel, Oren Rozenblat, que elogiou o trabalho desenvolvido por Óscar Ribas.

A exposição junta de 554 objectos pessoais e outros usados por Óscar Ribas nos trabalhos de investigação, como máquina de escrever, fotos e documentos. (Jornal de Angola)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.