Radio Calema
InicioAngolaRegiõesActos de vandalismo provocam prejuízos à ENDE no Moxico

Actos de vandalismo provocam prejuízos à ENDE no Moxico

Os actos de vandalismo registados no mês de Agosto nos postos da rede de transporte de energia eléctrica, do Moxico, resultando no roubo de mil e 192 metros de cabos de terra de 95 milímetros, causaram grande prejuízo à Empresa Nacional de Distribuição de Energia Eléctrica (ENDE) e a população em geral na província.

Este facto foi denunciado publicamente hoje (terça-feira) por responsáveis do sector, durante uma visita de constatação do funcionamento de alguns empreendimentos no município de Camanongue, pelo governador da província, Gonçalves Muandumba, com vista a melhoria das condições sociais da população.

O governante, que se fez acompanhar dos membros do seu pelouro e responsáveis do sector de Energia Eléctrica, radiografou os trabalhos da instalação da subestação eléctrica e os respectivos postos de transformação (PTs) na sede municipal do Camanongue, o Centro de Acção Social Integrado (CASI) e a fazenda Agro-Industrial de Camaiangala.

Segundo apurou à Angop, a acção de vandalismo tem estado a afectar negativamente o fornecimento de energia eléctrica a nível daquela localidade.

Por outro lado, o chefe do Departamento de Exploração da Rede Nacional de Transporte (RNT), Waldemar Eduardo, informou estar praticamente concluída a montagem de equipamentos electromecânicos e a ligação aos cabos de alta tensão, bem como estão prontos para entrar em funcionamento, o que vai beneficiar a população.

Já o director local da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), Gaspar Trindade Carvalho Cristóvão, assegurou que a partir desta semana, a instituição vai dar início as ligações domiciliares, cuja primeira fase atingirá 400 ligações para beneficiar cerca de duas mil famílias, com prioridade as residências e instituições públicas.

Sem avançar a data do fornecimento de energia à população, o responsável explicou que o organismo precisa de um reforço em material técnico para acelerar os trabalhos em curso, que em princípio deverão beneficiar todos os serviços sociais e económicos da municipalidade.

Situado a 52 quilómetros a norte da cidade do Luena (capital da Província do Moxico), o município de Camanongue conta com uma população de 32 mil e 766 habitantes (senso/2014), na sua maioria camponeses, distribuídos em 2.988 quilómetros quadrados. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.