Radio Calema
InicioVidaSaúdeSaúde no Cuanza Norte clama pelo reforço de 84 novos médicos

Saúde no Cuanza Norte clama pelo reforço de 84 novos médicos

O sector da Saúde na província do Cuanza Norte debate-se actualmente com uma carência de 84 médicos, entre especialistas e clínicos gerais, visando a cobertura integral da rede sanitária local e garantia de uma assistência médica plena às populações.

O facto foi revelado à Angop hoje, segunda-feira, pela directora do Gabinete Provincial da Saúde, Maria Filomena Wilson que considerou insuficientes as 63 vagas disponibilizadas para a província, no âmbito do concurso público nacional virado à admissão de novo pessoal no sector, entre médicos e técnicos de diversas áreas.

Maria Filomena Wilson esclareceu que as vagas cabimentadas para a província abarcam três modalidades de concurso, nomeadamente, para novas admissões, promoção de pessoal e alteração de categoria.

A responsável mostrou-se ainda preocupada com o facto da quota disponível reservar menos de 20 vagas para admissão de médicos, face as dificuldades com que se debate o sector para garantir o funcionamento das unidades sanitárias existentes na província

Maria Filomena Wilson teceu que o Cuanza Norte conta actualmente com 39 unidades sanitárias, cujo funcionamento é assegurado por 54 médicos, entre nacionais e estrangeiros, a par de de mais de 300 técnicos de enfermagem distribuídos em várias áreas de assistência.

Entre os médicos em serviço na província, referiu, constam 39 angolanos, enquanto os demais são de nacionalidade cubana, russa, vietnamita e sul coreana.

Já em relação as instituições de saúde existentes, três são unidades de referência, sendo um hospital provincial, um hospital materno-infantil localizados em Ndalatando (capital da província) e um hospital regional localizado no município de Ambaca.

A responsável apontou a malária, as doenças diarreicas e respiratórias agudas, a tuberculose e o VIH-Sida, como sendo as patologias mais frequentes na província. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.