Radio Calema
InicioMundoÁfricaDetidos dois polícias da RDCongo por permitirem manifestação da oposição

Detidos dois polícias da RDCongo por permitirem manifestação da oposição

Dois agentes da polícia da República Democrática do Congo foram hoje detidos por permitirem uma manifestação de um movimento da oposição em Kananga, no centro do país, avançou uma fonte judicial à agência France-Presse.

Kananga, República Democrática do Congo, 03 Set (Lusa) – Dois agentes da polícia da República Democrática do Congo foram hoje detidos por permitirem uma manifestação de um movimento da oposição em Kananga, no centro do país, avançou uma fonte judicial à agência France-Presse.

Um dos detidos era o responsável pela segurança da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), enquanto o outro era o número dois de uma unidade especializada da polícia de Kananga.

Os dois são acusados de “ofensa de violação de instruções”, tendo “falhado a sua missão” porque “não apenas permitiram a demonstração da Lucha [Luta para a Mudança, um dos principais movimentos da oposição], mas também permitiram que esses activistas entrassem nas instalações da CENI”, afirmou à France-Press uma fonte judicial.

“Foram transferidos para o escritório do promotor, onde estão detidos desde o interrogatório pelos serviços de inteligência da polícia”, acrescentou a fonte.

O general Fidele Kawumba, chefe da polícia de Kananga, não confirmou ou desmentiu a informação: “Isso não lhe diz respeito”, disse à agência.

Na segunda-feira, em Katanga, vários militantes da Lucha protestaram na sede da CENI, onde deixaram um memorando a pedir o “abandono da urna electrónica e a eliminação dos 16% de eleitores fictícios”.

A Lucha convocou várias marchas pelo país e pedir o abandono das “urnas electrónicas” nas eleições presidenciais e legislativas de 23 de Dezembro próximo.

Estas máquinas, que permitem seleccionar os candidatos e imprimir os boletins de voto, estão no centro de uma controvérsia entre a CENI e a oposição. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.