Radio Calema
InicioMundoMédio OrienteChefe da diplomacia iraniana reúne-se com homólogo sírio

Chefe da diplomacia iraniana reúne-se com homólogo sírio

O chefe da diplomacia iraniana reuniu-se hoje com o seu homólogo sírio durante uma visita a Damasco, numa altura em que parece iminente uma ofensiva do regime de Bashar al-Assad contra o último grande bastião rebelde de Idleb.

O Irão é um dos mais próximos aliados do regime de Assad na guerra que devasta a Síria há mais de sete anos e que já causou mais de 350.000 mortos.

A deslocação do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, acontece antes de uma cimeira que reúne na sexta-feira os chefes de Estado iraniano, russo e turco, ou seja, os países que patrocinam os principais beligerantes na Síria.

As discussões entre Zarif e o seu homólogo sírio, Walid Muallem, estiveram relacionadas com os preparativos daquela cimeira, que decorrerá no Irão, indicou um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio.

Há várias semanas que o regime sírio tem juntado reforços junto à província de Idleb, situada no noroeste do país na fronteira com a Turquia e onde vivem cerca de 2,9 milhões de pessoas.

Último grande feudo dos rebeldes e dos ‘jihadistas’ na Síria, Idleb faz parte das “zonas de distensão” criadas nas negociações de paz de Astana, patrocinadas pela Rússia, Turquia e Irão.

É para esta província que o regime tem enviado os rebeldes e civis que fez sair das áreas reconquistadas após cercos e assaltos muito violentos. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.