Radio Calema
InicioReligiãoSantuários Católica serão verdadeiros locais de adoração

Santuários Católica serão verdadeiros locais de adoração

Os santuários da igreja católica deverão se transformar em verdadeiros locais de oração depois do primeiro congresso mundial de reitores destes templos a decorrer de 27 a 29 de Novembro, no Vaticano, informou hoje, domingo, o bispo da diocese de Viana. Dom Joaquim Ferreira Lopes.

O prelado fez este anúncio quando intervinha na missa de encerramento da peregrinação ao santuário de Nossa Senhoira da Muxima que decorreu de 1 a 2 de Setembro sob o lema “ Jovens, com Maria, caminhemos hoje ao encontro de Jesus”.

De acordo com Dom Joaquim Ferreira Lopes, por orientação do Papa Francisco todos os reitores dos santuários da Igreja Católica espalhados pelo mundo inteiro terão um novo paradigma de actuação visando transformá-los em verdadeiros locais de oração.

O bispo referiu que o Papa , ao pretender favorecer o desenvolvimento da pastoral realizada nos santuários, se decidiu tranferir ao pontificio conselho para a promoção da nova evangelização as competencias que eram até agora atribuidas a congregação para o clero .

Neste contexto será tarefa do pontificio conselho para a promoção da nova evangelização a edificação de santuários internacionais e a aprovação dos respectivos estatutos, assim como o estudo e actuação de medidas que favorecem o papel evangelizador e o incentivo da religiosidade popular.

A promoção de uma pastoral orgânica dos santuários como centros populares da nova evangelização, a promoção de encontros nacionais e interncionais para favorecer uma obra comum de renovação pastoral da piedade popular e da peregrinação rumo a lugares de devoção é outro dos objectivos do novo paradigma dos santuários.

Pretendeu por outro lado com esta decisão, a valorização cultural e artistica dos santuários como modalidade peculiar da evangelização da igreja.

Na ocasião o bispo da Diocese de Viana agradeceu a colaboração das entidades governamentais, dos órgãos de defesa e segurança, meios de comunicação social para que a peregrinação se tornasse uma realidade. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.