Portal de Angola
Informação ao minuto

Tribunal julga hoje legalidade da candidatura de Lula da Silva

(© Lusa)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil informou hoje que irá julgar a legalidade da candidatura de Lula da Silva ao cargo de Presidente do Brasil na tarde desta sexta-feira.

Segundo a assessoria de imprensa do TSE, o registo da candidatura do ex-presidente será julgado numa sessão extraordinária marcada para começar às 14:30 (18:30 em Lisboa).

Serão analisados tanto o pedido de registo em si como todos os pedidos feitos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e por adversários do antigo chefe de Estado para impugnar sua candidatura.

Lula da Silva está preso e sua candidatura é considerada virtualmente impedida já que foi condenado em duas instâncias da Justiça do país, condição que impede a participação de candidatos em eleições para cargos públicos.

O ex-Presidente brasileiro foi considerado culpado da prática dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais por tribunais de primeira e segunda instância num processo da Operação Lava Jato em que foi acusado de receber um apartamento de luxo da construtora OAS em troca de facilitar contratos desta empresa com a estatal petrolífera Petrobras.

No entanto, ele pediu ao TSE o registo de sua chapa alegando que é inocente e que só poderá ser considerado culpado ante a Justiça do país quando todos os recursos a que tem direito forem julgados em tribunais superiores. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »