Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

PR diz que Alemanha tem portas abertas a Angola

Presidente João Lourenço discursa no encontro com a comunidade angolana na Alemanha e República Checa (Foto: Rosário dos Santos)

Angola encontrou as portas abertas e muito boa vontade por parte do Governo alemão que permite o melhoramento da cooperação bilateral, disse hoje, em Berlim, o Presidente angolano, João Lourenço.

Falando às comunidades angolanas residentes na Alemanha e na República Checa, o Estadista angolano disse que Angola veio bater a porta desta potência europeia porque também “pretende ser grande”, numa alusão a um adágio popular, segundo o qual se “queres ser forte, junta-te aos fortes”.

“Nós viemos nos juntar à Alemanha para sermos também fortes”, disse João Lourenço, perante várias dezenas de angolanos que ululavam e batiam palmas ao seu discurso proferido na sala de uma das unidades hoteleiras de Berlim.

João Lourenço explicou às comunidades todos os esforços que o Executivo está a levar a cabo para melhorar a situação económica e elevar o país a um patamar de desenvolvimento, que possa beneficiar todos os cidadãos angolanos.

Referiu-se às reformas na justiça e noutras instituições e às novas políticas que visam acabar com a impunidade e a corrupção, bem como eliminar as distorções que têm impedido um desenvolvimento económico saudável.

Respondeu a perguntas e esclareceu as questões levantadas pelos presentes, como as dificuldades que têm encontrado nos registos dos seus descendentes junto dos consulados de Angola e ao não exercício do direito ao voto por parte dos nacionais que vivem no estrangeiro.

O Presidente João Lourenço tranquilizou as duas comunidades quanto ao futuro do país, que, segundo afirmou, vai melhorar para poder atender às necessidades de todos os seus filhos, deixando a garantia de que o seu executivo tudo irá fazer para que todas as dificuldades sejam ultrapassadas.

O encontro, realizado com estas duas comunidades de angolanos, constava do programa da vista que o Chefe de Estado leva a cabo na República Federal da Alemanha, no quadro das relações bilaterais entre os dois países. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »