Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Lobito lidera número de mortes por VIH/SIDA

(DR)

Mil e 900 novos casos positivos de VIH-Sida, que resultaram em 75 óbitos, registaram-se no primeiro semestre deste ano, na província de Benguela, cujo município do Lobito lidera com 32 mortEm declarações à Angop, nesta quarta-feira, a supervisora provincial em exercício do Programa de Luta Contra o VIH/Sida, Aline Cordeiro da Mata, disse que deste número destacam-se 752 casos positivos no Lobito, 775 em Benguela com oito mortes e o Cubal com 82 casos e 11 mortes.

A responsável realçou ainda que os mil e 900 casos resultam de 50 mil 562 cidadãos que procuraram os serviços de aconselhamento e outros 50 mil 508 que aderiram à testagem voluntária para conhecer o seu estado serológico no quadro do programa de prevenção e mitigação da doença.

Relativamente a igual período de 2017, haviam sido diagnosticados mil 318 novos casos da doença em cidadãos com idades compreendidas entre os 25 e os 49 anos, liderando a transmissão por via sexual, de 38 mil 429 pessoas testadas.

Quanto a prevenção da transmissão vertical, 21.499 gestantes conheceram o seu estado serológico, tendo sido diagnosticados 350 novos casos positivos e destes apenas 222, cerca de 63,4 porcento, encontram-se inseridos no Programa de Prevenção da Transmissão Vertical.

A responsável precisou também que foram efectuados 227 partos institucionais, dos quais 114 receberam intervenção no âmbito do protocolo de prevenção com aplicação do Zidovudina no momento.

Quanto a importância da estratégica de combate ao VIH/SIDA, frisou que passa necessariamente pela continuidade de actividades de sensibilização como a promoção de feiras, palestras STOP/SIDA, debates radiofónicos, com carácter informativo e educativo, assim como o uso de preservativo, para que a população adopte práticas seguras para a mudança de comportamentos de riscos. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »