Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Reservas internacionais angolanas sobem para 13.680 milhões USD

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) aumentaram 3,1% entre junho e julho, para 13.680 milhões de dólares (11.868 milhões de euros), mas mantêm-se em mínimos desde 2010.

A informação resulta de dados preliminares de julho do Banco Nacional de Angola (BNA), compilados hoje pela Lusa, sobre as RIL, que no espaço de um mês aumentaram o equivalente a 420 milhões de dólares (365 milhões de euros), depois do corte, em junho, de 1.412 milhões de dólares (1.225 milhões de euros).

Estas reservas, de moeda estrangeira e que também servem para pagar as importações, garantem as necessidades de cerca de seis meses de importações e atingiram em maio os 14.398 milhões de dólares (12.485 milhões de euros), o valor mais alto desde outubro de 2017.

O Governo anunciou na segunda-feira que o plano de assistência que está a ser negociado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) terá uma componente financeira.

Desde as eleições gerais de 23 de agosto, que levaram à chegada ao poder de João Lourenço, estas reservas, que se mantêm em mínimos desde 2010, já caíram cerca de 2.500 milhões de dólares (2.170 milhões de euros), uma quebra de cerca de 16%.

O BNA tem utilizado estas reservas para vender divisas aos bancos comerciais e garantir a importação de alimentos, máquinas e matéria-prima para a indústria, que por sua vez estão a menos de metade do valor contabilizado antes da crise da cotação do petróleo. (Mercado)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »