Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Lançamento de colectânea marca homenagem a José Eduardo dos Santos

O lançamento de uma colectânea de três volumes intitulada “José Eduardo dos Santos e os desafios do seu tempo – Palavras de um Estadista” marcou nesta terça-feira a abertura do programa nacional de homenagem ao líder do MPLA e Presidente cessante da República de Angola.

De acordo com o director do Departamento de História do Comité Central do MPLA, Artur da Silva Júlio, a obra é uma compilação de discursos proferidos por José Eduardo dos Santos, na qualidade de Presidente da República, do MPLA e de comandante-em-chefe das Forças Armadas Angolanas, no período de 1979 a 2013.

Sobre os volumes, Artur da Silva Júlio afirmou que são páginas a partir das quais se podem avaliar o percurso da história recente do país, bem como as soluções que o Presidente José Eduardo dos Santos encontrou para fazer face aos momentos mais dramáticos vividos pelo povo angolano.

Informou que para a elaboração da obra, que está a ser comercializada a cinco mil kwanzas, foram consultados na íntegra 552 discursos, 92 mensagens, 38 entrevistas e 12 outros textos tornados públicos, num total de 694 intervenções.

Acrescentou que delas foram extraídas mil 501 citações, organizadas em 72 áreas temáticas e dispostas em três volumes. O primeiro abrange a I República (1979-1992), e o segundo trata da primeira metade de II República (1992-2004).

O III volume traz discursos feitos na segunda metade da II República (2004-2012), incluindo também o início da III República, 26 de Setembro de 2012 até fins de 2013.

A secretária do Comité Central do MPLA para a Administração e Finanças, Joana Lina, informou que as jornadas de homenagem a José Eduardo dos Santos vão decorrer por todo o país até finais de Março de 2019.

Referiu que o lançamento da homenagem ocorre a escassos dias do VI Congresso Extraordinário do MPLA, convocado para 8 de Setembro, que marcará a transição da liderança do partido de José Eduardo dos Santos para João Lourenço, o actual Presidente da República.

Joana Lina lembrou que o Presidente José Eduardo participou em todas as etapas da luta de libertação nacional, da garantia da soberania e independência, assim como da edificação da nação, conquista da paz e criação dos alicerces para o desenvolvimento de Angola. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »