Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Irão divulga primeiro avião de combate de fabrico 100% nacional

O Irão divulgou hoje o seu primeiro avião de combate de fabrico 100% iraniano, afirmando que as suas capacidades militares são apenas dissuasoras e visam alcançar uma “paz duradoura”.

Segundo a agência noticiosa Tasnim, o caça dispõe de equipamento tecnológico “de ponta”, tendo radares polivalentes.

O aparelho foi testado com sucesso e uma demonstração de voo foi divulgada por alguns ‘media’ oficiais.

A televisão de Estado mostrou o Presidente Hassan Rohani sentado no ‘cockpit’ do avião, com o nome de “Kowsar”.

“Quando falo da nossa capacidade para nos defendermos, isso significa que procuramos uma paz duradoura”, disse Rohani, durante a parada militar organizada na capital iraniana no âmbito do Dia Nacional da Indústria de Defesa.

“Alguns pensam que se aumentamos a nossa força militar o que procuramos é a guerra. Mas nós procuramos a paz e não queremos a guerra”, adiantou num discurso transmitido pela televisão.

Rohani disse ainda que se o Irão não tiver “meios de dissuasão, isso significará luz verde para os outros entrarem no país”.

O Presidente iraniano reafirmou que Teerão deve mostrar contenção e ao mesmo tempo ter meios de dissuasão.

As declarações acontecem numa altura de tensão com a administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, devido ao dossiê nuclear.

Trump retirou em maio os Estados Unidos do acordo nuclear de 2015 entre o Irão e as grandes potências e a 07 de agosto restabeleceu unilateralmente severas sanções contra Teerão.

O Presidente norte-americano é ainda suspeito de alimentar a esperança de uma mudança de regime no Irão. (Notícias ao Minuto)
por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »