Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Coreias decidem fechar postos de vigilância ao longo da fronteira comum

Seul e Pyongyang decidiram fechar os postos de vigilância ao longo da fronteira comum, uma medida que visa reforçar a confiança mútua, disse hoje o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Song Young-moo.

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), Song Young-moo, que intervinha no parlamento, anunciou que Seul iria retirar uma dezena de postos, num gesto de boa vontade.

O ministro da Defesa sul-coreano explicou aos deputados que vão “retirar primeiro um ou dois postos e gradualmente” ampliarão essa medida, sublinhando que as autoridades de Pyongyang “farão o mesmo”.

“Norte e Sul concordaram em retirar os postos que estão próximos um dos outros”, referiu.

Segundo Song Young-moo, os dois postos mais próximos estão a cerca de 700 metros de distância e os sul-coreanos vão retirar de todos os que estão a menos de um quilómetro de distância.

Questionado pela AFP, um funcionário do ministério recusou dizer se os postos seriam desmantelados de imediato.

A Guerra da Coreia terminou em 1953 com um armistício e não com um tratado de paz, de modo que os dois países ainda estão tecnicamente em guerra.

Após dois anos de tensões devido aos programas nucleares e balísticos da Coreia do Norte, a península coreana atravessa desde janeiro uma assinalável calma.

No final de abril, o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, encontraram-se, em Panmunjom, localizada na chamada “zona desmilitarizada”.

A zona desmilitarizada que dividiu a Coreia em dois desde o fim da Guerra (1950-1953) é, ao contrário do que o nome indica, uma das áreas mais militarizadas do mundo.

Os dois líderes deverão voltar a reunir-se em setembro, em Pyongyang, para uma nova cimeira. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »