Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cafeicultores querem mercado regional do café

Os cafeicultores do município do Pango Aluquém, província do Bengo, defenderam hoje, terça-feira, nesta localidade, a criação de um mercado regional de venda de café.

Em entrevista à Angop, o presidente da cooperativa agrícola, “os solos”, Almeida Ngondo, disse que um mercado regional na província do Bengo facilitaria a comercialização deste produto e seria um incentivo para que os produtores aumentassem a produção.

Almeida Ngondo informou que os cafeicultores do Pango Aluquém continuam a enfrentar dificuldades para comercializar o café, por falta de compradores.

Para esta campanha agrícola, o responsável perspectiva uma colheita de três toneladas e meia na sua fazenda, o que representa um aumento de duas toneladas e meia comparativamente ao que colheram em 2017.

O cafeicultor António João explicou que a actividade cafeícula é difícil, mas constitui um dos produtos que pode contribuir na diversificação da economia nacional. Por isso, solicitou o apoio das entidades governamentais e empresários, pois o café exige muita mão-de-obra e algum investimento.

Entretanto, o administrador municipal do Pango Aluquém, Sebastião José Falo, explicou que os cafeicultores da região produzem muito, mas não têm mercado.

Esta situação tem estado a desmotivá-los, sublinhou.

O município do Pango Aluquém, situado a 104 quilómetros da cidade de Caxito, tem duas comunas (Cazuangongo e sede municipal) e possui uma população de 6.571 habitantes. Com 874 filiados, controla 16 cooperativas e 14 associações. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »