Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Mais de 100 pessoas assistidas durante a peregrinação à Massangano

Cento e setenta e dois peregrinos foram assistidos em Massangano, município de Cambambe, Cuanza Norte, pelo Instituto Nacional de Emergências Medicas de Angola (INEMA), no quadro da IX peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora das Victórias, que decorreu de 17 a 19 deste mês.

Os dados foram anunciados, domingo, à Angop, pelo responsável da equipa do INEMA, destacado no local da peregrinação, Francisco Cristóvão, adiantando que os pacientes apresentaram-se com diarreias, hipertensão arterial, malária, vómitos, dores de barriga, lombalgia, cefaleias, ferimentos, entre outras.

Esclareceu que ao longo da jornada o INEMA montou no local um posto de socorro, assegurado por quatro técnicos, entre enfermeiros e médico, apoiados por duas ambulâncias com suporte vital básico.

Informou que durante a peregrinação ao santuário os pacientes foram tratados no posto de socorro, e que foram evacuados para o Hospital municipal de Cambambe dois pacientes cujas patologias não especificou.

Enquanto isso, o Serviço de Protecção civil e Bombeiros no município de Cambambe fez um balanço “muito positivo” da peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora das Vitorias, em Massangano, onde foi registada uma enorme enchente, disse o comandante municipal da corporação, Luís João Katamba.

Segundo este responsável, em resultado desta enchente registaram-se complicações de congestionamento no tráfego rodoviário, mas apenas no último dia, à saída do santuário, porque as pessoas quiseram sair todas ao mesmo tempo, após as celebrações religiosas”.

Durante o evento não se registaram incêndios nem afogamentos, tendo por isso louvado a compreensão dos devotos em acatar os conselhos sobre as medidas de segurança em relação a utilização do rio e o cuidado com as velas.

Esclareceu que ao longo da jornada o serviço de bombeiros montou no local uma equipa de socorro, assegurado por 19 profissionais, entre socorristas, bombeiros sapadores, mergulhadores, nadadores apoiados por uma lancha, ambulância e outros meios de apoio a náufragos.

Referiu que a calmia registada foi fruto do “muito trabalho” de sensibilização realizado antes e durante a peregrinação sobre a observância das medidas de segurança e ajudado pelo levantamento atempado das condições do local, para acautelar prováveis factores de risco.

A peregrinação ao santuário da Nossa Senhora das Victórias de Massangano encerrou este domingo com a celebração de uma missa eucarística celebrada pelo bispo de Mbanza Congo, Dom Vicente Kiaziku.

O evento contou com a participação de perto de 10 mil peregrinos.

Além dos efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, a operação de asseguramento aos peregrinos contou também com o apoio de outras forças do Ministério do Interior, com realce para a Polícia Nacional e Serviço de Migração e Estrangeiros. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »