Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Bengo: Sector da saúde do Dande aposta em consultas móveis nas comunidades

O director da Repartição Municipal da Saúde do Dande, Luís Miguel Neto de Carvalho, apontou entre as prioridades a realização de feiras de saúde, com vista aliviar a dor nas comunidades, através da redução da taxa de mortalidade por malária.

Em declarações na sexta-feira à Angop, o responsável disse que acções de combate à malária, através de medidas preventivas para eliminação do mosquito (vector da doença), exigem a participação de toda sociedade.

Frisou que 132 casos de malária foram notificados, das 205 pessoas examinadas durante a feira de saúde realizada na terça-feira última, na comunidade do Onzo, comuna do Quicabo (Dande), província do Bengo.

Segundo Luís de Carvalho, no decorrer da feira, 85 pessoas entre crianças e mulheres grávidas e em idade fértil foram vacinadas contra a tuberculose (BCG), pneumonia, tétano, pentavalente, febre-amarela, sarampo e poliomielite (paralisia infantil), enquanto 132 outras foram desparasitadas com albendazol.

Foram prestados, durante a feira, serviços de pediatria (147) e medicina geral (58), distribuição de 150 mosquiteiros impregnados com insecticida, tendo sublinhado que a iniciativa visou levar os serviços de saúde junto da população, no quadro do programa de municipalização dos serviços de saúde.

A feira, de acordo com Luís de Carvalho, que envolveu doze técnicos, entre médios e enfermeiros, constitui um acto de humanidade, tendo sugerido a realização de acções continuas nas comunidades limitadas por assistência medica e medicamentosa.

Palestras sobre o uso correcto de mosquiteiros impregnados com insecticidas de longa duração, bem como campanhas de sensibilização da comunidade para mudança de comportamento e hábitos de melhoramento do saneamento básico com vista combater as doenças, foram igualmente realizadas durante o evento.

Com uma população estimada em 2.523 habitantes, que se dedicam a actividade agrícola e caça, a povoação do Onzo, dista a 38 quilómetros da sede comunal do Quicabo. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »