Smiley face

Moçambique: Dívida pública do país vai até 113,7% em 2022

0 25

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A consultora Focus Economics prevê que a dívida pública de Moçambique suba de 110,4%, para 113,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.

A Focus Economics prevê ainda um crescimento económico de 3,3% em 2018 e 2019.

“Futuramente, os preços mais altos das matérias-primas deverão apoiar o crescimento”, lê-se na análise deste mês às economias africanas, enviada esta semana aos investidores, e a que a Lusa teve acesso.

“No entanto, a análise não descarta o facto de os altos níveis de dívida pública coloquem um forte risco descendentes às perspectivas de evolução económica a curto e médio prazo”, acrescentam os analistas, que antecipam uma evolução crescente da dívida pública, de 110,4% este ano para 112,3% em 2019 e 113,7% em 2021 e 2022.

Sobre o crescimento actual, a FocusEconomics escreve que “os dados preliminares sobre o PIB mostram que a economia perdeu algum fulgor no princípio do ano, com o crescimento a abrandar para os 3,2% no primeiro trimestre, face ao homólogo, depois de no último trimestre de 2017 ter crescido 3,7%”.

As previsões da FocusEconomics surgem numa altura em que o Governo está a estudar a proposta de reestruturação dos títulos de dívida pública feita pelos credores, na sequência da falta de pagamento das prestações que atirou o país para “default” (incumprimento financeiro) e limitou o acesso a financiamento dos doadores e parceiros internacionais. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »