Smiley face

Hospital dos Cajueiros com apenas uma ambulância

0 33

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A falta de ambulâncias no Hospital Geral dos Cajueiros, município do Cazenga, em Luanda, faz com que os técnicos de saúde juntem doentes, com patologias diferentes e em estado grave, numa só viatura para serem transferidos para outras unidades sanitárias.

Diariamente o hospital chega a atender cerca de mil pacientes em consultas externas e bancos de urgência.

Falando à Angop, o supervisor principal dos Cajueiros, Sérgio António, disse que a maior unidade de referência do município possui duas ambulâncias, uma operacional e outra com problemas técnicos.

De acordo com o enfermeiro, em função das necessidades a viatura realiza três a cinco viagens por dia para transferir pacientes em estado grave para serem observados em outras instituição de referência.

Sérgio António referiu que alguns pacientes são atendidos e controlados no local , enquanto outros necessitam da atenção de um médico de especialidade ou cirurgião para avaliar e determinar a conduta a seguir.

Quanto aos casos suspeitos da cólera, Sérgio António disse existir uma sala preparada para situações desta natureza e depois do diagnóstico, caso exista suspeita, o doente é transferido ao centro disponível para o prosseguimento do tratamento.

” Temos uma sala em prontidão para os casos suspeitos de cólera, começando pelas doenças diarreicas águdas, até se descartar os sintomas”, explicou.

Diariamente o hospital chega a atender cerca de mil pacientes em consultas externas e bancos de urgência.

O hospital tem 607 funcionários, dos quais 40 médicos e 269 enfermeiros.

O Hospital dos Cajueiros é uma unidade sanitária de referência do II nível, tem capacidade de internamento de 230 camas, é dotado de áreas de medicina, pediatria, banco de urgência, cirurgia, ortopedia, RX, hemoterapia, bloco operatório, farmácia, consultas externas, VIH/Sida, obstetrícia, ecografia e estomatologia.

Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, conta com seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro Kima-kieza e Calwenda. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »