Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Hospital dos Cajueiros com apenas uma ambulância

A falta de ambulâncias no Hospital Geral dos Cajueiros, município do Cazenga, em Luanda, faz com que os técnicos de saúde juntem doentes, com patologias diferentes e em estado grave, numa só viatura para serem transferidos para outras unidades sanitárias.

Diariamente o hospital chega a atender cerca de mil pacientes em consultas externas e bancos de urgência.

Falando à Angop, o supervisor principal dos Cajueiros, Sérgio António, disse que a maior unidade de referência do município possui duas ambulâncias, uma operacional e outra com problemas técnicos.

De acordo com o enfermeiro, em função das necessidades a viatura realiza três a cinco viagens por dia para transferir pacientes em estado grave para serem observados em outras instituição de referência.

Sérgio António referiu que alguns pacientes são atendidos e controlados no local , enquanto outros necessitam da atenção de um médico de especialidade ou cirurgião para avaliar e determinar a conduta a seguir.

Quanto aos casos suspeitos da cólera, Sérgio António disse existir uma sala preparada para situações desta natureza e depois do diagnóstico, caso exista suspeita, o doente é transferido ao centro disponível para o prosseguimento do tratamento.

” Temos uma sala em prontidão para os casos suspeitos de cólera, começando pelas doenças diarreicas águdas, até se descartar os sintomas”, explicou.

Diariamente o hospital chega a atender cerca de mil pacientes em consultas externas e bancos de urgência.

O hospital tem 607 funcionários, dos quais 40 médicos e 269 enfermeiros.

O Hospital dos Cajueiros é uma unidade sanitária de referência do II nível, tem capacidade de internamento de 230 camas, é dotado de áreas de medicina, pediatria, banco de urgência, cirurgia, ortopedia, RX, hemoterapia, bloco operatório, farmácia, consultas externas, VIH/Sida, obstetrícia, ecografia e estomatologia.

Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, conta com seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro Kima-kieza e Calwenda. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »