Smiley face

UE saúda adesão do Brasil ao Tratado do Comércio de Armas

0 22

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A União Europeia saudou, esta sexta-feira, a adesão do Brasil ao Tratado de Comércio de Armas Convencionais (TCAC), dois dias após o Governo brasileiro ter depositado o respetivo instrumento de ratificação na Organização das Nações Unidas (ONU).

Apontando que o Brasil torna-se o 97.º membro do Tratado de Comércio de Armas, o Serviço Europeu de Ação Externa, o corpo diplomático da União Europeia, comentou, numa declarção hoje divulgada em Bruxelas, que, com esta adesão, “o Brasil está a contribuir para o avanço do objetivo do TCAC de prevenir e erradicar o comércio ilegal de munições e armas convencionais e de evitar a sua dispersão”.

Lembrando que todos os 28 Estados-membros da União Europeia, entre os quais Portugal, aderiram ao Tratado, o porta-voz do Serviço Europeu de Ação Externa reiterou que uma “adesão universal ao TCAC contribuiria de forma positiva para a paz, segurança e estabilidade global” e criaria “melhores condição para um desenvolvimento sustentável”.

A UE acrescenta que está “ativamente envolvida” nos preparativos para a IV Conferência dos países membros do Tratado de Comércio de Armas Convencionais, a ter lugar na próxima semana em Tóquio (entre 20 e 24 de agosto), que constitui uma nova “oportunidade para continuar a promover a universalização do TCAC”. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »