Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

UE saúda adesão do Brasil ao Tratado do Comércio de Armas

A União Europeia saudou, esta sexta-feira, a adesão do Brasil ao Tratado de Comércio de Armas Convencionais (TCAC), dois dias após o Governo brasileiro ter depositado o respetivo instrumento de ratificação na Organização das Nações Unidas (ONU).

Apontando que o Brasil torna-se o 97.º membro do Tratado de Comércio de Armas, o Serviço Europeu de Ação Externa, o corpo diplomático da União Europeia, comentou, numa declarção hoje divulgada em Bruxelas, que, com esta adesão, “o Brasil está a contribuir para o avanço do objetivo do TCAC de prevenir e erradicar o comércio ilegal de munições e armas convencionais e de evitar a sua dispersão”.

Lembrando que todos os 28 Estados-membros da União Europeia, entre os quais Portugal, aderiram ao Tratado, o porta-voz do Serviço Europeu de Ação Externa reiterou que uma “adesão universal ao TCAC contribuiria de forma positiva para a paz, segurança e estabilidade global” e criaria “melhores condição para um desenvolvimento sustentável”.

A UE acrescenta que está “ativamente envolvida” nos preparativos para a IV Conferência dos países membros do Tratado de Comércio de Armas Convencionais, a ter lugar na próxima semana em Tóquio (entre 20 e 24 de agosto), que constitui uma nova “oportunidade para continuar a promover a universalização do TCAC”. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »