Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Filipe Nyusi diz que recursos naturais devem ser usados na justiça social

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje em Maputo que os ganhos gerados pelos recursos naturais devem ser canalizados para a promoção da justiça social, apelando para uma exploração responsável e equitativa.

“Entendemos que uma exploração sustentável e responsável dos recursos naturais é condição imprescindível para o cumprimento do desiderato da justiça social”, afirmou Nyusi, falando na abertura da 19.ª Conferência da Assembleia-Geral da Associação dos Advogados da Comunidade dos Países da África Austral (SADC).

O chefe de Estado assinalou que as comunidades devem receber os benefícios das vantagens provenientes dos recursos naturais, nomeadamente gás natural, carvão e minérios.

Nessa perspectiva, prosseguiu Filipe Nyusi, o Estado deve assumir o papel da distribuição equitativa e transparente da renda, promovendo políticas inclusivas no combate à pobreza.

Filipe Nyusi destacou a necessidade de uma exploração sustentável dos recursos naturais, como um legado para a sobrevivência das gerações futuras.

A 19.ª Conferência Anual da Associação de Advogados da África Austral junta 500 participantes e realiza-se sob o lema “Promovendo políticas legais inclusivas para o desenvolvimento socioeconómico sustentável na SADC”.

O encontro vai debater o estágio dos direitos humanos, a defesa de interesses colectivos e difusos nas comunidades afectadas por grandes projectos de exploração dos recursos naturais e a harmonização de regras de exercício da advocacia na região. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »