Smiley face

Crianças com hidrocefalia serão submetidas a cirurgia

0 35

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

As crianças que padecem de hidrocefalia na província da Lunda Sul, serão submetidas a cirurgia para o tratamento da doença, a partir de sábado, na cidade de Saurimo, informou hoje, quinta-feira, a directora do Gabinete provincial da Saúde na região, Maria Dina Segunda.

Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, a responsável fez saber que até ao momento estão cadastradas 35 crianças com hidrocefalia, cujo processo cirúrgico será realizado no hospital militar em Saurimo.

Lamentou o facto de alguns pacientes estarem incontactáveis, o que poderá dificultar o trabalho, mas para ultrapassar tal situação, a partir de hoje o Gabinete provincial da Saúde fará um comunicado na língua nacional Tchokwe na emissora provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA) para despertar os pais à contactarem as autoridades sanitárias com urgência.

Maria Dina adiantou que a equipa médica responsável pelas cirurgias chegará a cidade de Saurimo sexta-feira e irão proceder a reavaliação de exames dos pacientes, para sábado iniciarem as intervenções.

Explicou que desde o momento que o Gabinete provincial da Saúde anunciou a vinda da equipa médica para proceder as cirurgias localmente, o número de casos hidrocefálicos têm aumentado a cada dia que passa.

A equipa é composta por oito integrantes, entre médicos neurocirurgiões, cirurgiões anestesistas, instrumentistas e enfermeiros.

A hidrocefalia é o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano dentro do crânio, que leva ao inchaço cerebral. Existem três tipos de hidrocefalia: a obstrutiva, não obstrutiva e de pressão normal. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »