Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Restos mortais do lendário Pepino repousam no Cemitério da Camunda

Os restos mortais do ciclista veterano Alberto Silva “Pepino”, de 95 anos de idade, falecido no passado sábado, vítima de paragem cardiovascular, foram a enterrar, terça-feira, no Cemitério velho da Camunda.

A urna permaneceu durante três horas no salão nobre da UNTA, onde membros do executivo, entidades militares, religiosas e sociedade civil velaram o malogrado e assinaram o livro de condolências, exprimindo os sentimentos de tristeza a família.

Antes do cortejo fúnebre seguir para o cemitério, o Bispo emérito da Diocese de Benguela, Dom Óscar Braga, celebrou uma missa de corpo presente, tendo lembrado os feitos de Pepino em prol da pátria.

O cortejo seguiu para o cemitério, tendo passado pela rua em que se encontra a sua marcenaria “Muxima”, acompanhado por ciclistas, motoqueiros e pela população que prestou o último adeus a Pepino.

Na ocasião, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, que disse ter boas recordações do lendário, os bons conselhos de encorajamento, considerou ser um momento difícil e luto nacional e apelou aos desportistas angolanos a continuarem a honrar o nome de Pepino.

Já o governador provincial de Benguela, Rui Falcão, reconheceu a perda irreparável de um grande patriota e cidadão, bem como o desporto no geral, defendendo a necessidade de se trabalhar no sentido de cada um ser cada vez melhor e honrar esta figura de referência.

Por seu lado, a sociedade civil benguelense, quer ver o nome de Alberto Silva Pepino estampada numa das artérias da cidade, para honrar os seus feitos em prol da província e não só.

O veterano ciclista Alberto Silva “Pepino” foi sepultado numa urna por ele feita há mais de 30 anos, na marcenaria Muxima, sua propriedade.

Na manhã de terça-feira, durante as exéquias fúnebres, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, foi portadora de uma mensagem de condolências do Presidente da República, João Lourenço, à viúva e familiares do malogrado.

Alberto Silva “Pepino” nasceu a 24 de Outubro de 1922, no bairro do Gingolote, arredores da cidade de Benguela, é filho de António Avelino da Silva, antigo gerente do Banco de Angola, e de Balbina Mateus da Costa.

Na modalidade de futebol, o lendário representou o Sporting Portugal de Benguela, Atlético Club de Nova Lisboa, e mais tarde a equipa do então Congo-Belga actual cidade de Lumbumbachi até 1960 quando regressa a terra natal.

Em 1973 já na prática do atletismo, Pepino desafiou uma corrida pedestre Huambo/Benguela com o tempo de 47 horas, tendo na altura recebido o prémio no valor de 100 contos portugueses. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »