Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Mais de trinta bebés nascem de mães seropositivas em Malanje

Trinta e oito bebés nasceram de mães seropositivas, através da técnica de corte de transmissão vertical do HIV/SIDA, durante o primeiro semestre deste ano, no Hospital Provincial de Malanje, onde registou-se mais um caso em relação ao igual período anterior.

A informação foi prestada segunda-feira à Angop, na cidade de Malanje, pela chefe de Enfermagem em exercício do referido hospital, Branca Vale, tendo frisado que dos 38 bebés, um morreu e quatro nasceram de partos de cesarianas (igual número em relação ao período anterior).

Realçou que não houve nenhuma morte materna.

Após os partos, explicou, os bebés recebem doses de prevenção e foram encaminhados para o centro de atendimento e testagem voluntária, no Hospital Regional de Malanje, onde serão acompanhadas até aos 18 meses de idade, para posteriormente serem testados para aferir o seu estado serológico.

Salientou que parte destas crianças nasceu com o vírus do SIDA, porque as mães não cumpriram com o tratamento adequado para mulheres grávidas seropositivas e muita delas, após o diagnóstico, pararam de frequentar a unidade hospitalar.

Disse ser fundamental que a mulher seropositiva seja acompanhada clinicamente durante a gravidez, de modo a evitar a transmissão do vírus ao recém-nascido no acto do parto.

Alertou às mães que a ignorância da assistência médica e medicamentosa tem provocado a morte de crianças após os cinco anos de idade, devido a sua fraca imunidade biológica, esclarecendo que tal facto pode ser acautelado com a terapia anti-retroviral. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »