Smiley face

Lavrov termina visita a Istambul para preparar cimeira sobre conflito

0 23

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo termina hoje uma visita de dois dias a Istambul para preparar com o seu homólogo turco uma cimeira dos Presidentes da Rússia, Alemanha, Turquia e França sobre a guerra civil na Síria.

Além da situação na Síria e no resto da região do Médio Oriente, Serguei Lavrov e Mevlut Cavusoglu discutiram também a atualidade na África do Norte, Cáucaso, Ásia Central, Ucrânia e região do mar Negro.

Os chefes da diplomacia russo e turco falaram igualmente das relações bilaterais, com especial atenção para o reforço da cooperação económica e comercial entre os respetivos países, a começar pelo setor energético.

A Rússia está neste momento a construir o gasoduto Turkish Stream, que unirá os dois países pelo fundo do mar Negro e atravessará o território turco até à fronteira do país com a União Europeia (UE).

A Rússia e a Síria deram por concluída a ofensiva para recuperar o controlo total sobre o sudoeste do país árabe e indicaram como o próximo objetivo a província de Idleb, no norte da Síria – último reduto tanto da oposição armada como dos grupos ‘jihadistas’ –, onde estão destacadas tropas turcas.

Ancara protege a oposição síria nessa província, pelo que se prevê na cimeira, que deverá realizar-se num futuro próximo, uma dura negociação, na qual Moscovo tentará convencer a Turquia a não colocar obstáculos a que as forças de Damasco, leais ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, recuperem o controlo sobre a região. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »