Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

IGAE capacita gestores públicos no Cuanza Norte

Gestores de instituições públicas da província do Cuanza Norte beneficiaram, segunda-feira, na cidade de Ndalatando, de uma formação para detectarem e corrigirem as principais irregularidades registadas na Administração Pública, numa acção promovida pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE).

Ao intervir no de abertura do encontro, o governador provincial do Cuanza Norte, José Maria dos Santos, valorizou a iniciativa da realização da acção formativa, por contribuir na prevenção de actos que lesam os interesses do Estado.

O curso, ressaltou, vai permitir ainda melhorar os serviços prestados pela Administração Pública.

Disse que o novo paradigma de governação do país “obriga” a todos os dirigentes e quadros dos órgãos públicos a continuarem a pautar por conduta digna e responsável, para moralizarem as instituições no sentido de melhorarem a prestação dos seus serviços.

Defendeu a necessidade da adopção de medidas que elevem a cultura jurídica dos quadros da Administração Pública de forma a evitarem desvios ao interesse público.

Por sua vez, o inspector-geral da Administração do Estado, Sebastião Gunza, frisou que o objectivo da formação é mostrar aos gestores e agentes administrativos as irregularidades em que incorrem habitualmente e quais os mecanismos de correcção, para prevenir essas irregularidades.

Desenvolver acções de promoção da boa governação através da fiscalização e do aperfeiçoamento da eficácia e eficiência da actividade administrativa do Estado e a correcta gestão dos recursos financeiros e patrimoniais públicos são outros dos propósitos do encontro, que será extensiva a todo o país, realçou Sebastião Gunza.

Explicou que há várias formas de combater a corrupção, a principal é pela via da formação, que contribui para educação e consciencialização dos funcionários e agentes da Administração Pública na observância da disciplina e respeito aos bens públicos

“Tanto nas acções formativas como nas inspectivas, a IGAE recomenda a adopção de medidas que visam prevenir, corrigir e eliminar os erros e irregularidades cometidos pelos órgãos da administração directa e indirecta do Estado no exercício das suas atribuições e competências”, argumentou.

Fez saber que é responsabilidade do IGAE combater aos males que ainda enfermam os organismos e serviços da administração do Estado, com realce para a corrupção, impunidade e peculato.

Participaram do encontro gestores de diversos departamentos do Governo da Província do Cuanza Norte, directores de gabinetes províncias, administradores municipais e comunais. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »