Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Chefe da diplomacia russa em Istambul para preparar cimeira

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, viaja esta segunda-feira para Istambul, numa visita de dois dias em que deverá preparar uma cimeira entre os líderes da Rússia, Alemanha, Turquia e França sobre o conflito sírio.

Lavrov e o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, “tratarão dos preparativos da cimeira que se planeia realizar, num futuro próximo, entre os Presidentes da Rússia, Turquia, Alemanha e França” sobre a Síria, anunciou hoje, em comunicado, a diplomacia russa.

A situação na Síria e no resto da região do Próximo-Oriente será o principal assunto no encontro entre os dois ministros.

Lavrov e Cavusoglu também abordarão a actualidade na África do Norte, Cáucaso, Ásia central, Ucrânia, e região do mar Negro, acrescenta o comunicado.

Além disso, os chefes da diplomacia da Rússia e da Turquia também falarão sobre as relações bilaterais, em particular o fortalecimento da cooperação económica e comercial entre os dois países.

Segundo a diplomacia russa, a cooperação no âmbito energético, “que tem um papel-chave nas relações bilaterais”, terá um “destaque especial” nas conversações.

A Rússia está a construir o gasoduto “Turkish Stream”, que unirá os dois países pelo fundo do mar Negro e que atravessará o território turco até à fronteira com a União Europeia.

Moscovo e Damasco deram por concluída a ofensiva para recuperar o controlo total do sudoeste da Síria e indicaram como próximo objectivo a província de Idlib (norte), último refúgio tanto para a oposição armada como para os grupos jihadistas, e onde estão posicionadas tropas turcas.

Ankara protege a oposição síria nessa província, pelo que se prevê uma dura negociação, na qual a Rússia tentará convencer a Turquia para que não coloque obstáculos para que Damasco recupere o controlo sobre a região. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »