Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente do parlamento moçambicano considera desarmamento da Renamo caminho para a paz

A presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo, considerou hoje que está aberto o caminho para a paz, com a assinatura de um acordo sobre a desmilitarização da Renamo, defendendo o cumprimento do entendimento.

“Entendemos que com o acordo alcançado, está aberto o caminho para uma paz duradoura no país”, declarou Verónica Macamo, em declarações aos jornalistas em Maputo.

Macamo assinalou que o país deve empenhar-se no cumprimento do acordo, destacando a necessidade do desarmamento do braço militar da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) para a manutenção da estabilidade no país.

“Não basta só assinar acordos, é necessário implementar, mas acredito que os aspetos sobre a desmobilização e integração nas várias entidades do Estado do braço armado da Renamo é um bom caminho para que tenha paz efetiva”, acrescentou.

Na segunda-feira, o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o coordenador interino da Renamo assinaram um memorando sobre a desmilitarização do braço armado do principal partido da oposição.

Na sua declaração à nação na segunda-feira, o Presidente moçambicano disse que dentro de dias serão anunciados os passos seguintes no processo, mas sem avançar detalhes.

Além do desarmamento e integração dos homens do braço armado do maior partido de oposição nas forças armadas e na polícia, a agenda negocial entre o Governo moçambicano e a Renamo envolvia também a descentralização de poder, ponto que já foi ultrapassado com uma revisão da Constituição em julho. (Diário de Notícias)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »