Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Crescimento da população nacional estima-se em 3,1 por cento

A taxa de crescimento natural previsto para o ano 2018 é de 3,1 por cento, mesmo número que no ano 2017 e superior ao ano 2016 que atingiu os 3 por cento, informou nesta quarta-feira, o Técnico do Instituto Nacional de Estatística (INE), Ezequiel Luís.

A população angolana de acordo com último censo feito em 2014 estima-se em mais de 25 milhões, sendo maioritariamente jovem e do sexo feminino que corresponde a 46 por cento e vai dos 0 aos 14 anos de idade.

O responsável falava numa palestra realizada pelo INE sobre a população de Angola e o mundo numa data que se assinala o Dia Mundial da População (11 de Julho).

Em Angola, cerca de 25 por cento de nascimentos ocorrem em menos de 24 meses após o nascimento anterior, o que representa maior risco para a saúde da mãe e criança.

A taxa de fertilidade é quase duas vezes superior no Bié e Huambo, comparativamente as províncias de Luanda e Cabinda.

O responsável referiu que a esperança de vida dos angolanos vai até aos 62 anos de idade, sendo que as mulheres atingem os 63 anos e os homens aproximadamente 61 anos de idade.

O responsável informou que o INE está a realizar um inquérito sobre despesas receitas e emprego que visa actualizar as informações do agregado familiar para se avaliar a taxa de pobreza, entre outras informações ligadas ao estado actual da população.

O Dia Mundial da População é um evento anual, celebrado a 11 de Julho. O objetivo do Dia Mundial da População é alertar para as questões do planeamento e do desenvolvimento populacional, quando muita gente não tem acesso a recursos e serviços básicos como saúde, educação, saneamento, comida entre outros.

O evento foi criado pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 1989. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »