- Publicidade-
InicioMundoEUATrump e Conte consolidam frente unida populista

Trump e Conte consolidam frente unida populista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocou sorrisos e elogios com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, nesta segunda-feira, quando ambos demonstraram convergência em todos os temas tratados, de Rússia à imigração.

Trump recebeu Conte – um populista de direita, como ele – de braços abertos na Casa Branca. “Nos damos muito bem desde o começo”, disse o presidente republicano sobre Conte, de 53 anos.

“Aplaudo o primeiro-ministro pela sua liderança, verdadeiramente audaz, e espero que outros mais sigam este exemplo, incluindo os líderes na Europa”, acrescentou.

Conte aproveitou o encontro para promover a sua imagem e a de seu país, que há anos vive à sombra de grandes países europeus.

Descrevendo o “convite especial” de Trump como uma grande honra, Conte disse que Roma quer se tornar um “interlocutor privilegiado” de Washington.

Ele parece pronto para apoiar Trump, que busca apagar incêndios em casa antes das eleições legislativas de Novembro, vistas como um plebiscito sobre seu governo.

Uma pesquisa da Economist/YouGov mostrou que somente 40% dos americanos aprovam a política externa de Trump.

O controverso presidente, de 72 anos, foi duramente questionado pela oposição democrata, e também pelo governo republicano, por sua complacência com o presidente russo, Vladimir Putin, na cúpula de Helsinki há duas semanas.

Conte considerou “frutíferas” essas negociações, insistiu na necessidade de um diálogo com a Rússia, expressou a sua “inveja” pela economia americana na era Trump e chamou seu anfitrião de um “grande negociador”. (AFP)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.