Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Governo quer abertura de mais agências bancárias

(DR)

O governo do Huambo quer a abertura de mais agências bancárias nos municípios da província, para promover o desenvolvimento local.

A intenção foi manifestada, hoje, pela governadora em exercício do Huambo, Maricel Capama, durante um encontro de concertação com os administradores de municípios e responsáveis de instituições bancárias.

Afirmou que a expansão dos serviços bancários permite abrir aos cidadãos oportunidades para organização das suas finanças, asseguramento das suas poupanças, acesso aos empréstimos e financiamentos, assim como o pagamento e recebimentos de salários.

Através da concessão de micro-crédito aos munícipes, segundo a governadora em exercício, os bancos comerciais estimulam o crescimento económico e o bem-estar, operando transformações sociais positivas.

Por seu turno, o delegado regional do Banco Nacional de Angola, Rafael Bumba, referiu que a implementação de autarquias no país, a partir de 2020, impõe aos bancos o desafio de estenderem os seus serviços.

Propôs a criação de representantes bancários nos municípios onde não haja projectos económicos que justifiquem a abertura de um banco, para que a população não fique privada dos serviços bancários.

A província do Huambo conta com 18 bancos, com 55 balcões e 63 postos de atendimento, sendo que dos 11 municípios três não possuem instituições bancárias. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »