- Publicidade-
InicioAngolaRegiõesGovernadora do Bengo pede mais acções sociais das empresas mineiras

Governadora do Bengo pede mais acções sociais das empresas mineiras

A governadora do Bengo, Mara Quiosa, desafiou hoje, terça-feira, em Caxito, os empresários do sector mineiro que operam na província a elaborar e a executar projectos concretos e de iniciativa própria, no âmbito da responsabilidade social, para que a população possa sentir os benefícios da actividade destes.

A governante lançou o desafio no 1º fórum provincial sobre os recursos minerais que decorreu sob o lema “Recursos minerais ao serviço do crescimento económico e social do Bengo”.

Segundo Mara Quiosa, a populações devem sentir os benefícios com a construção de escolas, centros de formação profissional no domínio geológico-mineiro para a contínua qualificação dos recursos humanos locais, centros médicos, melhoramento das vias de acesso, para além de campanhas de limpeza e saneamento básicos, com meios e equipamentos ao seu alcance.

Todas as acções mencionadas devem estar alinhadas ao ordenamento do território para não haver dispersão de equipamentos sociais ou mesmo construção em áreas que não justifiquem a implementação destes projectos.

De acordo com a governante, outra questão de capital importância e que muito preocupa o Governo do Bengo é a falta de observância dos aspectos de protecção ambiental.

“Temos necessidade urgente de reverter o quadro nas áreas de exploração e nas zonas circunvizinhas. Os pressupostos legais da protecção do ecossistema devem ser respeitados, sob pena de incorrerem a transgressões ambientais e consequentemente a pesadas multas”, alertou.

Por outro lado, governadora felicitou todas as mulheres, em particular as que trabalham em profissões como a geologia e áreas afins, por ocasião do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, frisando que a realização deste evento tem uma particularidade especial pelo facto de coincidir com a efeméride, tendo reconhecido a luta incansável das mulheres na busca do bem-estar das famílias.

“Neste momento particular quero destacar o empenho e dedicação das mulheres que trabalharam em profissões como a geologia e áreas afins”, ressaltou.

O 1º fórum provincial sobre os recursos minerais visa adoptar uma estratégia transversal a um cluster geológico-mineiro e económico, integrado e vertical e horizontalmente, com vista a promoção de um ambiente de investimento e negócio atraentes e saudáveis na província do Bengo. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.