Portal de Angola
Informação ao minuto

Governadora do Bengo pede mais acções sociais das empresas mineiras

GOVERNADORA DA PROVÍNCIA DO BENGO, MARA REGINA DA SILVA BAPTISTA DOMINGOS QUIOSA (FOTO: PEDRO PARENTE)

A governadora do Bengo, Mara Quiosa, desafiou hoje, terça-feira, em Caxito, os empresários do sector mineiro que operam na província a elaborar e a executar projectos concretos e de iniciativa própria, no âmbito da responsabilidade social, para que a população possa sentir os benefícios da actividade destes.

A governante lançou o desafio no 1º fórum provincial sobre os recursos minerais que decorreu sob o lema “Recursos minerais ao serviço do crescimento económico e social do Bengo”.

Segundo Mara Quiosa, a populações devem sentir os benefícios com a construção de escolas, centros de formação profissional no domínio geológico-mineiro para a contínua qualificação dos recursos humanos locais, centros médicos, melhoramento das vias de acesso, para além de campanhas de limpeza e saneamento básicos, com meios e equipamentos ao seu alcance.

Todas as acções mencionadas devem estar alinhadas ao ordenamento do território para não haver dispersão de equipamentos sociais ou mesmo construção em áreas que não justifiquem a implementação destes projectos.

De acordo com a governante, outra questão de capital importância e que muito preocupa o Governo do Bengo é a falta de observância dos aspectos de protecção ambiental.

“Temos necessidade urgente de reverter o quadro nas áreas de exploração e nas zonas circunvizinhas. Os pressupostos legais da protecção do ecossistema devem ser respeitados, sob pena de incorrerem a transgressões ambientais e consequentemente a pesadas multas”, alertou.

Por outro lado, governadora felicitou todas as mulheres, em particular as que trabalham em profissões como a geologia e áreas afins, por ocasião do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, frisando que a realização deste evento tem uma particularidade especial pelo facto de coincidir com a efeméride, tendo reconhecido a luta incansável das mulheres na busca do bem-estar das famílias.

“Neste momento particular quero destacar o empenho e dedicação das mulheres que trabalharam em profissões como a geologia e áreas afins”, ressaltou.

O 1º fórum provincial sobre os recursos minerais visa adoptar uma estratégia transversal a um cluster geológico-mineiro e económico, integrado e vertical e horizontalmente, com vista a promoção de um ambiente de investimento e negócio atraentes e saudáveis na província do Bengo. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »