O governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kitekulo, defendeu hoje, em Saurimo, a necessidade dos polos industriais em funcionamento no país serem transformados em verdadeiros dinamizadores da economia e da promoção de empregos.
O governante manifestou essa posição quando falava na cerimónia de apresentação da matriz dos pólos de desenvolvimento industrial “Pólo/tipo”, pelo Ministério da Indústria aos homens de negócio e comerciantes da região leste.
Segundo Ernesto Kitekulo, os pólos industriais, no conceito moderno, servem de janela que permite às empresas se instalarem, desde que os governos criem infraestruturas necessárias como a energia, água, serviços de telecomunicação e as facilidades de acesso.
Referiu que o governo angolano ao institucionalizar a implementação de pólos industriais, visou o desenvolvimento social e económico em cada região do país e evitar assimetrias socioeconómicas.
Disse que a Lunda Sul, tendo em conta o nível de desemprego e a carência de bens e serviços, necessita com urgência de um polo industrial funcional, para permitir a absorção da mão-de-obra local.
Por este facto, disse o dirigente, os empresários com requisitos necessários ou exigidos para o efeito devem ter responsabilidade e saber distinguir ser “empresário de verdade” ou facilitador comercial para evitar que recebam dinheiro e esbanjem, sem concretizar o sonho de erguer ou gerir uma indústria. (Angop)