- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Governo Actividades Partidárias OMA homenageia quitandeiras de Luanda

OMA homenageia quitandeiras de Luanda

As quitandeiras devem exercer o seu comércio em mercados reconhecidos pelo Governo e organizadas, de forma a poderem exigir os seus direitos e preservar as suas estruturas, considerou hoje, segunda-feira, em Luanda, a secretária- geral da OMA, Luzia Inglês “INGA”

A responsável fez essa consideração ao intervir na cerimónia de homenagem às Mulheres Quitandeiras, a nível da província de Luanda, no âmbito das comemorações do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana.

Sublinhou que todos anos, a organização homenagea um grupo da sociedade. Para este ano, foram eleitas as mulheres quitandeiras, atendendo a grande responsabilidade que têm pela luta e para manutenção das famílias.

Igualmente, disse, também serve como reflexão e consciencializar a sociedade sobre este papel importante, que não tem sido só das angolanas, mas de toda mulher africana.

Durante o acto, foram homenageadas as quintandeiras dos municípios de Belas, Cacuaco, Icolo e Bengo, Kilamba Kiaxi, Luanda, Maianga, lngombota, Samba e Viana.

Foram entregues certificados de reconhecimento pelos seus feitos em prol da sociedade.

A jornada alusiva ao dia 31 de Julho, decorre sob o lema ” Winne Mandela ” Uma Panafricanista Sul Africana, símbolo da Luta da Mulher Afriacana”.

Deste modo, reafirmou os feitos de Winne Mandela, considerada uma panafricanista e símbolo de conquista das mulheres e que lutou sobre os direitos da mulher e do seu país.

Por sua vez, a secretária provincial da OMA de Luanda, Eulália Rocha, destacou o papel destas mulheres sobretudo na sustentabilidade dos seus lares.

A mesagem da Mulher Quitandeira foi lida por Balbina do Nascimento, tendo agradecido a homenagem feita pela Organização da Mulher Angolana (OMA).

A par deste acto, as mulheres filiadas na OMA e quitandeiras dos nove municípios da capital no país visitaram a feira realizada no âmbito das comemorações da mulher africana, com trajes africanos e produtos diversos que as quitandeiras e comercializam no seu quotidiano.

Participaram do acto, mulheres quitandeiras, membros do secretariado nacional da OMA e a nível de Luanda, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória da Conceição, entre outros convidados. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.