- Publicidade-
InicioEconomiaProjectos financiados pelo Banco Mundial com impacto positivo

Projectos financiados pelo Banco Mundial com impacto positivo

Os projectos financiados pelo Banco Mundial (BM), na província do Huambo, estão a permitir melhorar a vida das famílias camponesas beneficiadas, através do aumento da sua renda, informou hoje, nesta região, o oficial de projectos da instituição, Aniceto Bila.

Falando à imprensa, no termo da sua vista de constatação, iniciada segunda-feira, disse terem sido apoiadas nesta província, em 2017, através do Projecto de Agricultura Familiar Orientada para o Mercado (MOSAP), 8.500 famílias, antes com uma produção irrisória, apenas para consumo.

Esclareceu que com o apoio em sementes, fertilizantes, charruas, gado bovino de tracção e calcário, às famílias colheram 1.733 toneladas de produtos diversos, com destaque para o milho e feijão, cultivados numa área de 1.850 hectares.

Em função da produção, responsável considerou positivo o facto de existirem associações com um rendimento de acima de um milhão e 500 mil kwanzas, resultante das vendas dos seus produtos, o que vai permitir a sustentabilidade das suas acções agrícolas para 2018/2019.

Admitiu que, fruto do impacto positivo do financiamento, o Banco Mundial tenciona alargar a carteira de financiamento para outras áreas da cadeia de produção.

“Notamos uma transformação na vida das pessoas nas localidades onde visitamos, daí que pretendemos alargar o número de beneficiários no país, onde já apoiamos 150 mil famílias camponesas, em apenas três províncias”, reconheceu.

Apontou como principais preocupações dos beneficiários do MOSAP II, para cobrir a cadeia de valor nas comunidades, a falta de pequenas industrias moageiras e a degradação das vias de acesso.

Aniceto Bila informou que o objecto do projecto do Banco Mundial é apoiar o Ministério da Agricultura e o Instituto de Investigação Agrária na promoção da agricultura familiar. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.