- Publicidade-
InicioCiências e TecnologiaQuer ver o maior eclipse lunar do século? Saiba aqui onde vai...

Quer ver o maior eclipse lunar do século? Saiba aqui onde vai nascer a lua e a que horas

A lua cheia irá transformar-se em lua vermelha no maior eclipse lunar do século. O evento decorrerá no dia 27 de Julho e será visível a partir de Portugal.

A lua vai nascer às 20:38 em Faro, às 20:47 em Lisboa, às 20:51 no Porto, às 20:52 em Ponta Delgada e às 21:05 no Funchal. Poderá ver a lua subir no céu, vermelha, durante 50 minutos. Aproveite, porque até 2100 não haverá um espectáculo igual!

O eclipse poderá ser visto um pouco por todo o mundo

O eclipse poderá ser visto em todo o território português e em outras zonas do mundo, como a Austrália, Antárctida, Ásia, África, Médio Oriente, Europa ou a América do Sul. Também poderá ser visto a partir do Oceano Pacífico, Oceano Índico e Oceano Atlântico.

Em Portugal, a lua vai nascer vermelha

Portugal encontra-se numa posição geográfica em que a lua irá nascer já em eclipse total. Assim sendo, é aconselhado a quem queira ver o eclipse que suba para um ponto alto em que consiga ver o horizonte de forma límpida a leste. Isto porque se existirem prédios, colinas, árvores ou outros obstáculos, não conseguirá ver o eclipse porque a lua vai estar muito baixa.

Um resumo para a visualização

A lua irá nascer a leste, mas um pouco virada a sul, estando apenas a 15 graus de altura da terra. Não é esperado que suba muito alto, e o máximo do eclipse ocorrerá às 21:22. Ela começará a sair da totalidade do eclipse por volta das 22:14.

No céu, para além da lua avermelhada, poderão ser vistas diversas tonalidades de vermelho no horizonte, um efeito que é provocado pela refracção da luz ao longo das camadas atmosféricas do nosso planeta.

Para os mais distraídos…

Um eclipse total da Lua ocorre quando o planeta Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projectando assim a sua sombra no nosso satélite natural. (Maistecnologia)

por Diário de Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.