- Publicidade-
InicioMundo LusófonoMoçambiquePR moçambicano diz que ideais do II congresso da Frelimo devem orientar...

PR moçambicano diz que ideais do II congresso da Frelimo devem orientar novas gerações

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que os ideais do II Congresso da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), realizado em 1968 no Niassa, devem orientar novas gerações.

“O II congresso da Frelimo deve constituir-se como um compromisso agregador de diferentes gerações e aglutinador de um ideal de unidade nacional ao serviço do desenvolvimento da pátria”, disse o chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi falava num comício popular alusivo às comemorações do II Congresso da Frelimo, que serviu para a redefinição de estratégias da frente de libertação na luta contra o antigo regime colonial português.

Para Nyusi, os ideais defendidos há 50 anos pelos jovens que lutaram pela independência de Moçambique permanecem atuais e devem nortear as novas gerações na busca de soluções para os desafios atuais do país.

“A Frelimo manifesta a sua confiança na mentalidade de prosseguir na materialização dos ideais defendidos há 50 anos nesse importante evento político”, acrescentou o chefe de Estado moçambicano, observando que o congresso serviu para eliminar contradições internas da frente de libertação.

O segundo congresso foi realizado em território nacional, no distrito de Madjedje, em Niassa, numa das zonas libertadas, e em plena luta armada.

O encontro reelegeu Eduardo Mondlane para o cargo de presidente da Frelimo, função que exerceu até a sua morte a 3 de fevereiro do ano seguinte.

O congresso ficou marcado pela determinação da Frente de Libertação em conquistar mais zonas e alcançar novas vitórias na luta contra o regime colonial português. (Diário de Notícias)

por Lusa

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.