- Publicidade-
InicioGovernoActividades PartidáriasJMPLA promove actos políticos na província de Luanda

JMPLA promove actos políticos na província de Luanda

Mais de 20 mil jovens de Luanda estarão envolvidos no sábado, em actos políticos de massas, incluindo passeata e marchas, em apoio a candidatura de João Lourenço a Presidente do MPLA.

No dia 29 de Junho último, o Comité Central do MPLA aprovou, por aclamação, a candidatura de João Lourenço ao cargo de presidente do partido, em substituição de José Eduardo dos Santos que vai deixar a vida política activa.

A eleição acontece no VI congresso extraordinário do MPLA, marcado para o dia 8 de Setembro próximo, com a participação de 2 mil e 591 delegados das 18 províncias do país.

Em declarações nesta quinta-feira à imprensa, o primeiro secretário provincial da JMPLA de Luanda, Nelson Lopes Funete, informou que a sua organização vai realizar um acto político de massas na cidadela desportiva, que contará com um espectáculo musico-cultural.

A JMPLA vai também realizar uma marcha de apoio, desde o largo do Macambira até a cidadela desportiva, e uma passeata automóvel e motorizada pelas principais artérias da cidade de Luanda, com a concentração defronte ao Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL).

Nelson Funete considerou positiva a transição política conduzida pelo presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, que vai culminar com a eleição de João Lourenço a presidente do partido.

Disse que enquanto organização juvenil do MPLA, a JMPLA tem responsabilidades acrescidas na mobilização e sincronização da juventude em torno do desenvolvimento do país, no geral, e do partido, em particular.

Manifestou o apoio da organização a nível de Luanda a João Lourenço, enquanto Presidente da República e do MPLA, esta última função a ser assumida em Setembro próximo, na sequência do congresso extraordinário do partido.

Os actos vão decorrer sob o lema “com a força do passado e do presente, construamos um futuro melhor” e contarão com intervenções do primeiro secretário provincial do MPLA de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, e dos primeiros secretários da JMPLA a nível nacional, Sérgio Luther Rescova Joaquim, e provincial, Nelson Lopes Funete.

José Eduardo dos Santos lidera o partido desde 1979, na sequência da morte de António Agostinho Neto, então Presidente do MPLA e da República Popular de Angola.

A 11 de Março de 2016, durante a 11ª sessão ordinária do Comité Central, o presidente do MPLA anunciou que deixaria a vida política activa em 2018 e, por isso, não concorreu como cabeça de lista do partido nas eleições gerais de 2017.

O vice-presidente do MPLA, João Lourenço, concorreu como cabeça de lista do partido e foi eleito Presidente da República, tendo sido investido no cargo a 26 de Setembro de 2017. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.