- Publicidade-
InicioCulturaAngola presente no X Festival Nacional da Cultura de Moçambique

Angola presente no X Festival Nacional da Cultura de Moçambique

A república de Angola, com uma delegação chefiada pela secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, marca presença no X Festival Nacional da Cultura de Moçambique.

A cerimónia de abertura do evento, que foi orientada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, teve lugar no estádio do 1° de Maio, na cidade de Liching, em Niassa.

O festival decorre sob o lema, “A Cultura Promovendo a Mulher, Identidade cultural e desenvolvimento sustentável.

Falando à Angop, a secretária de Estado destacou que a presença de Angola no evento visa dar cumprimento aos acordos de cooperação entre os dois países no domínio da cultura e dar sequência aos laços históricos, bem como reafirmar a vontade de troca de experiência de forma permanente.

A responsável felicitou o povo moçambicano, em geral, e as mulheres e os homens das artes e cultura de Moçambique, em particular, por essa grande realização.

No acto de abertura, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, manifestou a sua satisfação pela modernização da projecção dos valores culturais apresentado por cada província do país.

Reafirmou o importante papel da mulher no desenvolvimento cultural do país, destacando facto de o lema centrar-se na mulher e o vincar do compromisso da unidade nacional e o empoderamento da mulher, que representam maior percentagem da população moçambicana.

“A cultura e a mulher são prioridade no programa de governação de Moçambique e factor crucial para a preservação da identidade”, reforçou.

Por seu turno, o ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Armando Dunduro, felicitou os artistas por elevarem a cultura e fortalecer a unidade nacional.

O acto de abertura foi marcado com o desfile das delegações provinciais, orações religiosas feitas por representantes de comunidade cristão e muçulmana e o festival de espectáculo. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.