- Publicidade-
InicioMundoEuropaPuigdemont vai regressar à Bélgica

Puigdemont vai regressar à Bélgica

Antigo presidente da Generalitat vai regressar a Bruxelas com a família.

Carles Puigdemont anunciou esta quarta-feira que vai regressar à Bélgica. O ex-presidente da Generalitat revelou durante uma conferência de imprensa em Berlim que vai viajar para Bruxelas na companhia da família no sábado, segundo a Reuters. Puigdemont pretende continuar a sua campanha pela independência catalã.

Esta decisão surge depois de na semana passada o Supremo espanhol ter deixado cair o mandado de detenção europeu que tinha emitido para Carles Puigdemont, face à recusa da Alemanha em extraditá-lo com base nas acusações de rebelião.

“Todos sabem que este já não é um assunto interno de Espanha”, disse Puigdemont, argumentando que a campanha pela independência da Catalunha ganhou uma dimensão europeia.

Há uma semana um tribunal alemão decidiu que Puigdemont podia ser extraditado mas devido a uma acusação diferente, de uso indevido de fundos públicos. De acordo com a lei europeia, isso significava que o antigo líder catalão não poderia ser julgado em Espanha pelas acusações mais graves.

Insatisfeito com esta decisão, o Supremo espanhol preferiu deixar cair o mandado europeu que emitiu. (Notícias ao Minuto)

por Fábio Nunes

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.